segunda-feira, 31 de outubro de 2011

História. Você conhece a sua?

Pesquisa| Fotografia| Roteiro: Jocilane Rubert
Edução Gleison Nascimento
Orientação: Elizabeth Nader
Música: L'inverno, Antonio Vivaldi


A Fotografia foi utilizada para despertar o expectador sobre a importância artístico-cultural dos monumentos e, também, para denunciar uma grave consequência da falta de informação sobre sua História: o descaso e o abandono do patrimônio público, que são as representações do povo capixaba.

O estudo se baseou no sítio histórico de Vitória, a Capital do Estado, onde se encontram marcos no desenvolvimento do solo espírito-santense, como a Capela de Santa Luzia, construída em pedra e com cal de ostra no século XVI, sendo a edificação mais antiga da Ilha; como a atual Casa Porto das Artes Plásticas e antiga Capitania dos Portos, edificada em 1903 para ser a residência do Dr. Manoel Silvino Monjardim, filho do Barão de Monjardim, edificações de valor imensurável.

Diante disso, para evocar o significado atemporal do patrimônio público e valorizar sua riqueza de formas e detalhes foi usada a fotografia em preto e branco que, também, enfatiza seu estado de conservação; foram usados enquadramentos que não revelam, de antemão, qual monumento está registrado, para que o expectador se interrogue se o identifica ou não. E, desse modo, seja alertado sobre o descuido com o patrimônio e sobre o desconhecimento de seu contexto histórico.

Ensaio fotográfico: História. Você conhece a sua?

























4 comentários:

  1. Parabéns amiga, pelo texto objetivo, confrontador e cheio de informações uteis, parabéns pelas lindas fotos, pela ótima trilha sonora e pela capacidade de captar os detalhes em cada monumento mesmo nao dando destaque em seu todo, gostei muito e a cada dia mais me orgulho de ser sua amiga!

    ResponderExcluir
  2. parabens!! muito boa as fotos que retratam o antigo e o "novo"... Muito bom seu ponto de vista, boa sorte!!

    ResponderExcluir