domingo, 20 de maio de 2012

Sem manual

Deveríamos nascer sabendo como dar conta de tantos compromissos, prazos e cobranças.
A vida é injusta! Ninguém nos avisa na infância, para aproveitar a lama, os pés descalços, o brinquedo quebrado, a árvore no quintal e o balanço de pneu. 

Tudo o que nos falam é:
- Não suje sua roupa menina, sou eu quem lavo! 
- Desça daí, você vai se machucar!
- Calce os chinelos, para não ficar gripada!

Infância deveria ter aviso prévio, 30 dias para nos prepararmos, conscientemente, para o terror da adolescência. O corpo que não cabe na roupa, a mente que não corresponde ao corpo, o corpo que não se cabe. Nada se sabe, nem se é adulto ou criança. 

E antes dessa fase tenebrosa – que adiante será motivo de saudosismo – finde, seria preciso um tratamento intensivo, a terapia do “agora você cresceu!”. Com direito a professor de programação neurolinguística, que nos ensine a como se portar, em si e no mundo. Um economista, que impeça o deslumbre do 1° salário, os gastos desenfreados e, por conseguinte, o sentimento de “não conquistei nada de útil para mim!”. Além disso, um especialista em gestão pessoal, que nos faça colocar nossa vida em planilhas do Excel, quadros kanban e projetos do MS Project. Ah, é claro, e um psicólogo comportamental que nos adestre para colocar em prática tudo o que os outros profissionais nos ensinaram. 

A vida deveria ter manual e todos deveriam aprender desde cedo que os manuais são importantes e que se não o ler possivelmente algo sairá errado. 




Um comentário:

  1. Vivo pensando nisso direto, crescer não é ruim, mas a falta de estrutura que torna tudo muito complicado.

    ResponderExcluir