terça-feira, 29 de maio de 2012

O machismo e outras verdades incontestáveis


Não me impressionaria com um passageiro que escandaliza o fato de uma mulher pilotar o avião, nem com os homens que ainda afirmam que as mulheres preferem carros ao invés de pênis, se esses (pré)conceitos não tivessem a mesma motivação dos fatos e índices apontados pelo site Quem o machismo matou hoje? As diferenças entre homens e mulheres existem e quem afirma o contrário ou é machista ou é iludido. Infelizmente a maioria se enquadra no primeiro grupo. As mulheres ainda hoje são tratadas como propriedade do homem, caso contrário, como justificar os conceitos de que “o menino pode” a “menina não”, a sociedade é fálica, desde a criação de seus filhos até seus monumentos históricos. 

Quando nascia a menina era propriedade do seu pai, após o casamento pertencia ao marido, a quem devia total obediência, não lhe sendo possível se quer recusar o coito. Por séculos foi referência de pecado, sendo considerada pela cristandade como impura e por isso merecedora de toda sorte de flagelos. Justificativa semelhante foi dada pelos sacerdotes católicos à escravidão, os negros deviam ser capturados, torturados e postos em condições animalescas, pois não possuíam alma, haviam vendido - a ao demônio e a única forma de redenção era a tortura, física e psicológica. Hitler também utilizou argumentos semelhantes, na sua busca pela raça pura, por territórios e outras coisas mais, cometeu genocídio, que com essa palavra tão pequena nem parece ter sido tão atroz, mas foi. As ditaduras seguiram linha similar para livrar a sociedade dos ameaçadores da honra, da dignidade e da família cristã, os socialistas. Não me atenho às questões políticas e econômicas motivadoras desses “líderes de movimento”, mas sim ao belíssimo discurso usado por eles para convencimento e manipulação da sociedade. 

O fato é que o machismo, tal qual o racismo e a homofobia, estão enraizados na conjuntura social, presentes nas piadas, charges, chavões, falas que, muitas vezes, são ditas e replicadas sem que seu disseminador se dê conta do que ele está passando adiante. Sem que a pessoa perceba que o que ela diz vai ao encontro de homens que batem e até matam suas companheiras porque essas optaram pela separação (pois eles são donos de SUAS mulheres e só eles podem decidir quando largarem-nas), dos chefes que assediam suas funcionárias (pois é normal de macho fazer isso), de homens que abusam e estupram (porque a mulher provoca com sua roupa decotada, curta e colada no corpo), afinal, mulher não é gente, é um subproduto do homem. Ademais, é óbvio que a vítima é a culpada pelo crime, o homem é um animal instintivo que não responde por seus atos, logo, as fêmeas não devem provocá-los. 

Devemos desde cedo ensinar nossas filhas que, antes de escolher suas roupas elas precisam analisar se elas não atraírão um animal carnívoro e tribal chamado homem; antes delas definirem onde ir e que horas retornar para casa, elas precisam refletir se esse local e horário não correspondem ao habitat natural do macho; antes de se apaixonarem e constituírem uma nova família elas necessitam se conscientizar de que essa decisão não tem volta, que elas não podem mudar de ideia, haja visto que pedir o divórcio é justificativa plausível para ser assassinada. Devemos, ainda, ensinar aos nossos filhos que seu “piruzinhos” são o cetro do poder que domina o mundo, que eles podem tudo e que se uma mulher ousar desobedecê-los e provocá-los com suas vestimentas consideradas inadequadas eles devem utilizar toda sua força para corrigi-las.

Mas não, o machismo não existe, nem aqui e nem no Oriente:  



2 comentários:

  1. Na mosca, não, no mosqueiro todo. Enfim, precisaria existir o machismo pra você escrever um texto tão bom sobre. Beleza! Se me autorizar, reproduzo no donoleari.com - Portal Don Oleari Ponto Com, um portal macho quinum é machista. Abração do Oleari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não conhecia o portal, adorei, entrou para a lista de leitura diária!
      Autorizo a reprodução no donoleari.com.
      Obrigada pelo comentário.
      =)

      Excluir