terça-feira, 17 de julho de 2012

Buzinar pra quê?


Você vigia o relógio até dar a hora – os últimos minutos são os mais demorados. Quando o ponteiro maior alcança o 12 suas coisas já estão prontas e você já se levanta. Parte para o ponto de ônibus – É preciso se apressar para não perder o próximo. Depois desse, só vem lotado! Não que você vá sentado, mas nesse é possível embarcar. O pior, é que não faz diferença para onde você vai, o seu, sempre demora mais - todo ônibus passa rápido até você precisar dele. Outra verdade inquestionável é que ele estará cheio, exceto se você pegá-lo no terminal e, é claro, se aguardar na segunda fila, porque na primeira você irá em pé de qualquer modo.

Ok, você está no coletivo, mas como não tem metro de superfície, nem corredor exclusivo de ônibus o jeito é contar com o bom fluxo do trânsito da Reta da Penha (que agora é uma reta com curva) até a 3ª ponte (pela qual você ainda paga pedágio). Para um capixaba que mora na Grande Vitória não é preciso criatividade para imaginar essas cenas, elas são vivenciadas todos os dias.

Mas não basta ser espremido mais do que limão de caipirinha, nem suportar odores indescritíveis, ainda tem aquele sujeito (babaca) que pensa que ao apertar a buzina o carro dele se transformará em Optimus Prime e ele passará por cima de todos os outros carros que se aglomeram na sua dianteira e laterais. Não, não há nexo em buzinar enlouquecidamente enquanto se está em um congestionamento. Contudo, todos os dias existem mãos abençoadas que fazem isso!

Uma pequena demonstração diária do egocentrismo humano, pois se tivesse uma gota de altruísmo – para não dizer bom senso, notaria que todas aquelas pessoas em seus carros e transporte coletivo (quer pior que isso?), também estão cansadas de suas jornadas de trabalho, querem retornar aos seus lares, descansar. Muitas estão a caminho da sua segunda jornada do dia: escola, faculdade, curso. Logo, a buzina, que não melhora a situação em nada, a deixa ainda pior. Causa mais impaciência e irritação.

Ademais, fazer uso desse dispositivo sonoro – extremamente chato, de forma exagerada e sem motivo é infração pelo Artigo 41 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Pois sua função não é desabafar (descontando nos tímpanos alheios) sua raiva por estar preso em um congestionamento, mas advertir, COM TOQUE LEVE, ao pedestre ou motorista a fim de evitar um acidente. Mas essa é só mais uma Lei ignorada e transgredida pelos brasileiros – ôh, jeitinho de ser!

Melhor seria se todos aproveitassem para fazer algo útil neste tempo de espera. Coloque uma música legal, cante alto - quando não se tem opção, a melhor é relaxar. Converse um pouco com quem está no banco do carona, pense em outras coisas, que não o congestionamento que lhe atrapalha as atividades. Aprenda uma técnica de respiração e pratique no carro - durante o trânsito ruim heim! Se nada disso funcionar, olhe para o transcol ao lado e ponha-se no lugar daquelas pessoas, elas também estão presas no congestionamento, grande parte delas está em pé e espremida contra as outras, algumas exercitam o malabarismo - carregam cadernos, pastas, bolsas nas mãos e ainda se seguram, isso porquê, nenhum ser teve a bondade de ajudá-las e elas nem possuem uma buzina para apertar quando ficarem entediadas disso tudo. Então, por obséquio, para de apertar essa porra de buzina!




2 comentários:

  1. Interessante que este desabafo soa como um coro em alta e nítida voz o que nós, usuários assíduos do transcol, sofremos durante os horários de pico ou quando há alguma intervenção viária. Que pelo menos os motoristas, que nem carona oferecem, tenham um pouco de decência e evitem buzinar à toa! Nossos ouvidos agradecem!

    ResponderExcluir